Luz solar é uma das melhores formas de melhorar a absorção do nutriente

Muitas pessoas estão se preocupando cada vez mais com a manutenção da saúde do corpo, procurando por melhorias na alimentação e atividades físicas. E exibir uma pele saudável se tornou tão ou até mais importante do que ter um corpo sarado, já que o nosso maior órgão nem sempre recebe a atenção que deveria.

Com tantas rotinas de skincare sendo compartilhadas na internet, e uma infinidade de produtos à disposição no mercado, pouca gente lembra que para ter uma pele bonita o pouco já basta. E nesse pouco está o consumo de vitamina D, um nutriente produzido de forma natural pelo corpo, e sintetizado de forma maior com ajuda da luz do sol.

Quer saber mais sobre a função da vitamina D no nosso organismo e como ficar em dia com a sua pele? Continue lendo nosso artigo e descubra porque essa vitamina não vai sair da sua rotina de autocuidado daqui por diante.

Vitamina D: o que é e qual sua função no corpo humano

De forma bem simples, a vitamina D é um nutriente essencial no equilíbrio das quantidades de fósforo e cálcio no organismo, e é produzida de forma natural pelo corpo. O cálcio é responsável pelo fortalecimento de ossos e dentes, enquanto o fósforo tem papel no sistema imunológico, controle do açúcar e pressão sanguínea.

Ao ser exposta ao sol, a pele ativa a síntese de vitamina D no organismo, que também pode ser consumida através de alimentos como peixes e laticínios integrais.

Níveis baixos de vitamina D no organismo podem causar raquitismo em crianças e osteoporose em adultos. Diabetes e pressão alta também podem ser adquiridas com maior facilidade por pessoas com baixa produção de vitamina D no corpo.

Principais vantagens da vitamina D para o corpo e como consumir

Sabendo como a vitamina D age no corpo, é hora de se aprofundar em todos os benefícios que ela oferece e as melhores formas de aumentar a quantidade desse nutriente.

Melhora da pele

O consumo em níveis adequados de vitamina D está diretamente associado à melhora na pele. Como a vitamina D dá um boost na imunidade, a pele fica menos propícia a formar espinhas inflamadas, que causam dor, desconforto e manchas.

Os benefícios para a pele também contam com prevenção de linhas finas e rejuvenescimento, já que as propriedades da vitamina D são antioxidantes e estimulam a renovação celular.

++ Como manter uma pele oleosa controlada

Fortalecimento do sistema imunológico

Se a vitamina C é conhecida por ser uma verdadeira bomba de imunidade para qualquer situação, a vitamina D não fica atrás. Ela contribui diretamente com o sistema imunológico, favorecendo melhora da pele, disposição, controle da pressão sanguínea e níveis de açúcar no sangue e melhor absorção de outros nutrientes.

Onde encontrar vitamina D

A melhor forma de consumir vitamina D é pela exposição solar. O indicado é que a exposição seja feita nas primeiras horas da manhã, onde a luz é mais intensa, mas sem tanta concentração de raios UV. De preferência, entre 8 e 10 da manhã, ou após as 16h.

Cerca de 30 minutos de luz solar por dia já é suficiente para manter os níveis de vitamina D recomendados e aproveitar os benefícios do nutriente.

Alimentos como peixes e leite integral também possuem quantidades menores de vitamina D, mas que reforçam a ingestão para pessoas com peles sensíveis ou que por algum motivo evitam a exposição à luz solar.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.