
Índice de conteúdo
Tendo origem nas placas bacterianas que se formam por conta higienização bucal inadequada, podemos dizer que o tártaro é a forma calcificada de uma placa bacteriana, o que torna ela mais resistente conforme o tempo passa sem um tratamento, afetando não somente os dentes, mas também a gengiva.
Essas placas se formam devido a mistura de resíduos alimentares, saliva e bactérias que ficam acumulados na boca e quando a escovação não é feita da maneira correta. Por não ser removida completamente, ela endurece e se prende aos dentes ou na gengiva, podendo aparecer como uma crosta de cor amarelada.
Após a instalação da placa bacteriana na sua boca, somente o processo de limpeza e escovação feitos no dia a dia não é o suficiente para lidar com elas.
Tornando necessário que seja tratado por um profissional, a fim de evitar complicações na saúde bucal e também na saúde em geral, por isso é sempre indicado estar com o plano dental em dia.
Perigos do tártaro
Entre os perigos oferecidos pela condição de se ter a boca com tártaro, podemos destacar duas doenças bucais que são riscos reais e sempre acabam se desenvolvendo quando se cuida do tártaro.
Uma delas é a gengivite, uma infecção caracterizada por ser uma inflamação que afeta as estruturas superficiais da gengiva, levando ela a ter inchaço, vermelhidão, sensibilidade, sangramentos, mau hálito e outros problemas.
Esses sintomas podem acabar acontecendo de uma só vez, ou podem aparecer gradualmente, ou seja um de cada vez. Porém o aparecimento de um deles é o suficiente para se procurar um dentista preços e analisar como está sua saúde bucal.
Isso porque quando não tratada, a gengivite evolui de quadro, para a segunda condição mais relacionada com o tártaro. A perigosa periodontite consiste em uma infecção gengival muito mais severa que a gengivite.
Afinal ela afeta diretamente os tecidos responsáveis por apoiar e fixar o dente ao osso, e também à mandíbula. Justamente por atacar essas regiões, a periodontite é mais grave que a própria gengivite, tendo inclusive como uma das consequências a queda dental.
Isso sem falar que periodontite pode gerar problemas mais graves, por isso sempre busque estar em dia com a saúde bucal, e para isso um plano empresarial odontológico pode ser muito útil para evitar ou tratar desses casos.
Remoção do tártaro
Enquanto a pessoa tem o tártaro amolecido, ainda é possível remover através de uma limpeza minuciosa, utilizando escovas de dente, enxaguantes bucais e também fios dentais. Porém quando ele atinge a forma endurecida, a única forma de removê-lo completamente é indo ao dentista e realizando uma limpeza completa.
E em casos onde existe uma periodontite, o grau mais avançado de doenças gengivais, é necessário realizar uma raspagem dentária, para assim limpar e de fato remover todo tártaro que se encontra na gengiva e região periodontal.
Apesar de não ser um procedimento doloroso, limpar o tártaro pode acabar sendo um pouco incômodo, principalmente pelo fato de que em alguns casos pode-se exigir o retorno ao dentista mais de uma vez, por isso uma maneira de lidar com esse problema sem gastar muito é ter um convênio dentista.
Também é possível lidar com o tártaro através dos seguintes métodos:
- Laser;
- Sistema Vector;
- Limpeza com bicarbonato de sódio (caseira);
- Enxaguante com óleo de côco.
Contudo, nada substitui os métodos tradicionais oferecidos no consultório odontológico.
Pós-destartarização
Mais conhecida como limpeza dentária, a destartarização não provoca nenhum dano nos dentes de quem a faz. Apesar de muitos acharem que os dentes ficam gastos após a atuação do procedimento, a realidade é que a dentição já estava gasta por conta do acúmulo de tártaro.
Todavia, um ponto normal após realizar o processo de destartarização é justamente o aumento na sensibilidade dental. Isso acontece porque a remoção da placa endurecida expõe novamente a cavidade oral.
Ou seja, seus dentes ficam novamente expostos e a sensação de sensibilidade acaba por aparecer quando se morde determinados alimentos, geralmente quando se consome comidas quentes e geladas. Porém essa sensibilidade é temporária e em alguns dias ela acaba passando.
Esse procedimento pode ser realizado facilmente em consultórios odontológicos e certamente pode ser feito através do seu plano de saúde bucal. Por isso consulte as opções disponíveis e faça uma avaliação.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.