Foto: useche70/Pixabay

Você alguma vez já pensou em contratar um cuidador de idosos com o objetivo de lhe ajudar a cuidar do seu ente querido, mas não tem certeza se isso é realmente necessário?

Algumas famílias podem até discordar em deixar outra pessoa cuidar de seus familiares, mas a verdade é que nem sempre é possível cuidar de tudo sozinho.

Portanto, contar com a ajuda de profissionais que tenham em seu currículo um Curso de Cuidador de Idoso pode diminuir a sobrecarga dessa situação por parte de parentes próximos, e ao mesmo tempo proporcionar uma melhor qualidade de vida ao idoso.

Neste artigo vamos falar sobre vantagens e desvantagens deste serviço.

Quando se deve contratar um cuidador de idosos

O brasileiro tem a cultura de cuidar do idoso e, quando chega a esse estágio, muitas vezes o leva para morar junto.

Esse costume tem sido apontado porque faz com que as pessoas se sintam mais amadas, principalmente nos últimos anos de vida.

Por outro lado, todos nós temos nossas próprias vidas diárias, incluindo trabalho, cuidados infantis, tarefas domésticas, etc. É por isso que embora as pessoas o desejem, nem sempre é possível dar aos idosos toda a atenção que necessitam.

Portanto, buscar ajuda de profissionais não pode ser considerado uma fraqueza ou negligência. Ao contrário, essa atitude não só traz uma melhor qualidade de vida para o idoso, mas também uma melhor qualidade de vida para a família.

Cuidadores de idosos são profissionais treinados e qualificados para cuidar de idosos.

Porém, embora sua atuação traga inúmeros benefícios aos pacientes e familiares, muitas pessoas ainda questionam se realmente é a melhor escolha para cuidar de seus entes queridos.

Sabemos que com o passar dos anos, as limitações naturais do corpo começaram a surgir. Além disso, são várias as doenças que colocam a pessoa num estado que requer cuidados e atenção especiais.

Por exemplo, quando os familiares se encontram nesta situação, indicam o momento certo para contratar cuidadores para o idoso, mas abrem mão da possibilidade de interná-lo em uma casa de repouso.

Consulte as seguintes situações para indicar que é hora de procurar ajuda profissional:

  • Em situações de pós-operatório;
  • Quando o idoso mora sozinho, mas precisa temporariamente de ajuda;
  • Quando os familiares começam a ter problemas de mobilidade;
  • Quando houver algum problema com sua higiene pessoal;
  • Se você depende de outras pessoas para realizar tarefas simples, como se levantar, caminhar ou beber água;
  • Precisa estar com você frequentemente devido a razões emocionais ou comportamentais;
  • Quando ele precisa tomar os medicamentos na hora certa.

Outro motivo que pode levar à necessidade de contratação de cuidadores para os idosos é a necessidade de supervisão, consulta e tratamento, algumas vezes os familiares não podem fazê-lo devido ao horário de trabalho.

Além disso, manter bons hábitos alimentares nesta fase da vida também é essencial. Porém, muitas vezes essa pessoa tem dificuldade para comer sozinha, mesmo que a família prepare tudo com muito cuidado.

Também neste caso, contratar um cuidador para o idoso pode ser a solução. Dessa forma, você pode garantir que seu ente querido coma a comida certa na hora certa.

Vantagens

Porém, antes de decidir quando contratar um cuidador de idosos, é fundamental sempre analisar alguns fatores muito importantes.

Nesse momento, é necessário conversar com os familiares, analisar o orçamento familiar e determinar qual opção é mais adequada para a situação atual.

Após essa análise, entender as vantagens desse serviço também auxiliará na tomada de decisão. Então, agora olhe para os principais:

  • Cuidando mais dos idosos, eles terão funcionários em tempo integral para atendê-los;
  • Suporte profissional em situações de emergência;
  • Use os medicamentos corretamente;
  • Apoio profissional para lidar com diversos tipos de doenças;
  • Atendimento integral dentro do escopo acordado e permitido, que pode incluir banho, alimentação e caminhada;
  • Estar acompanhado por outra pessoa;
  • Não há necessidade de alternar entre os membros da família.

Desvantagens

No entanto, embora seja benéfico ter um cuidador de idoso para ajudá-lo, alguns pontos deste serviço podem ser considerados desvantajosos pela família, tais como:

  • Hospede estranhos em casa;
  • Necessidade de contratar profissionais e cuidar de toda burocracia, como cadastro de carteiras, recolhimento do FGTS, férias, etc .;
  • Preste atenção às escalas e turnos dos funcionários, especialmente no caso de faltas não planejadas;

Uma solução pode ser encontrar uma empresa de cuidados domiciliares de boa reputação e arraste os custos de contratação desse serviço terceirizado.

Diferenças de um cuidador de idosos e um empregado doméstico

Muitas pessoas, ao contratar uma babá para o idoso, questionam se é o mesmo que contratar uma empregada doméstica.

O fato é que essas posições são muito diferentes em termos de tarefas executadas. Portanto, a menos que esteja expressamente acordado, o cuidador não pode ser solicitado a preparar comida ou limpar a casa.

Da mesma forma, não é aconselhável pedir à empregada que tome banho, faça curativos ou dê remédios.

Aqui, vale lembrar que cada atividade possui uma formação própria para garantir a qualidade e eficiência de cada profissão.

Por outro lado, qualquer função exercida em casa, mais de dois dias por semana, é regida pela lei que regulamenta o trabalho doméstico. Isso também explica a confusão entre as duas posições.

No entanto, deve-se lembrar que, mesmo que nos termos da lei, as pessoas que cuidam de idosos possam ser consideradas como trabalhadoras domésticas, devem ser remuneradas de acordo com a qualificação e atribuições do profissional.

Cuidados

No entanto, contratar um cuidador para idosos ainda é uma boa escolha, principalmente para famílias que trabalham fora e não têm tempo para este tipo de cuidado, mas não desistem de ter seus entes queridos por perto.

Se este também for o seu caso, tome os seguintes cuidados ao contratar este serviço.

Se for um contrato direto:

  • Procure referências;
  • Analisar bem o currículo;
  • Necessita de certificação de Cursos Online da área;
  • Verificar a qualificação dos profissionais;
  • Analisar os dados pessoais do candidato (gentileza, pontualidade e paciência são alguns dos requisitos básicos para a profissão).

Se estiver recrutando por meio de atendimento domiciliar:

  • Verificar o histórico e a credibilidade da empresa;
  • Estudar possíveis reclamações;
  • Analisar o tempo de mercado;
  • Preste atenção ao contrato e todos os serviços que ele contém.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.