Veja o que você precisa evitar para conseguir ter uma noite de sono de qualidade e acordar disposto(a) na manhã seguinte.

Você sabia que alguns alimentos podem prejudicar a qualidade do sono? Pois é, se alimentar adequadamente antes de ir para cama é indispensável para dormir bem e ter as energias renovadas no dia seguinte.

Isso porque alguns alimentos demoram mais para serem digeridos no estômago, atrapalham o equilíbrio químico do organismo, a renovação de células e a oxigenação do sangue, pois o corpo precisa de muita energia para fazer a digestão.

O resultado disso: noites mal dormidas e manhãs de indisposição.

Confira quais alimentos devem ser evitados antes de dormir e melhore a qualidade do seu sono hoje mesmo!

Boa leitura.

Alimentos fritos ou com alto teor de gordura


É uma delícia fechar a noite depois de comer um sanduíche, pizza, batata ou frango frito bem sequinho, não é mesmo? Ninguém pode negar. Apesar de serem refeições deliciosas, são uma péssima escolha para quem almeja uma noite bem dormida.

No final do dia, nosso metabolismo vai ficando mais lento, pois está nos preparando para o sono. Quando esses e outros alimentos gordurosos caem no estômago, demoram muito para serem digeridos, atrapalhando o sistema digestório, ativando o metabolismo e causando inquietude no sono.

Além disso, por ficarem muito tempo “parados” no estômago, podem causar azia, má digestão, refluxo gástrico e dores.

Doces ou bebidas açucaradas

Refrigerante durante a refeição ou sobremesas após, só se a janta for mais cedo. O açúcar é um inimigo do sono. Além de estimulante, atrapalha o início e a qualidade do sono, pois dificulta o cérebro a alcançar os estágios mais profundos do descanso mais importante para o organismo.

Portanto, se for para comer um docinho, que seja bem pequeno e pelo menos 1 hora antes de ir para a cama.

Carne vermelha (principalmente os cortes gordos)

É comum para os brasileiros comer carne vermelha no almoço e na janta. No entanto, é um alimento que deve ser evitado à noite. Se for consumir carne nesse horário, é preciso reduzir ao máximo a porção.

A proteína animal vermelha, principalmente quando é gorda, como picanha ou contrafilé, tem um tempo de digestão muito prolongado, deixando o sono leve durante muitas horas, derrubando a qualidade do descanso e atrapalhando nosso relógio biológico.

Alimentos cafeinados? Nem pensar!

Que não é bom tomar café antes de dormir todo mundo sabe, a cafeína é um forte estimulante que dura de 5 a 6 seis horas em nosso organismo e diminui o tempo dos dois últimos estágios do sono, responsáveis pela regeneração do cérebro e por “organizar a mente” durante a noite.

Mas não é só na bebida mais querida do Brasil que mora o perigo. Existe um senso comum que tomar chá é ótimo para dormir tranquilo, mas depende de qual infusão. Chá-mate e chá-verde têm quantidades de cafeína superiores as do café.

Por isso, se for para tomar café, tome o último depois do almoço, se for chá, escolha outras opções. Boas alternativas são: erva-doce, camomila e hortelã. Além de calmantes naturais são excelentes digestivos.

++ Conheça os benefícios do chá de capim santo

Pratos apimentados

Para os que amam uma boa pimenta, temos uma má notícia: nada de “pratos quentes” ou molho na comida durante a noite. Apesar de ser uma delícia, essa especiaria picante pode irritar o estômago, intestino e causar indigestão. Você já sabe, tudo que fica muito tempo no estômago não é bom para o sono.

Além disso, a pimenta é um termogênico muito potente, por isso, nos atrapalha na hora de pegar no sono, já que é preciso baixar a temperatura corporal para conseguirmos dormir.

Pronto, agora você sabe quais alimentos podem atrapalhar seu descanso e acabar com a qualidade do sono. Já fez sua listinha de alimentos que devem ser cortados das refeições noturnas para dormir bem?

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.