Crédito da imagem: uso autorizado Canva Pro

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população já teve ou terá dor na coluna. Portanto, provavelmente, você que está lendo este artigo já deve ter passado por isso.

E, de fato, é uma dor que incomoda bastante e impede o indivíduo de realizar várias tarefas do cotidiano. Contudo, a hidroterapia pode ajudá-lo a se livrar desta dor (lombalgia) de maneira natural e sem o uso de fármacos que agridem o organismo do paciente.

Para o tratamento de dor nas costas, são usadas várias técnicas dentro da fisioterapia, como exercícios em solo firme e exercícios dentro de uma piscina com água aquecida. Entretanto, de acordo com estudos, a segunda opção é a mais eficaz, já que a água possui propriedades medicinais que ajudam diretamente na dor.

Por que a dor nas costas afeta tanta gente?

A dor nas costas acaba afetando tantas pessoas por vários fatores, que vão desde à prática abusiva de tarefas pesadas no cotidiano, até mesmo doenças psicossomáticas, como ansiedade ou depressão. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento para amenizar a dor, é preciso consultar um profissional credenciado, a fim de obter um diagnóstico preciso acerca da origem da dor.

A saber, a famosa lombalgia, acima de tudo é uma doença musculoesquelética, entretanto, alguns agravantes podem ocorrer, como os citados anteriormente. De todas as doenças que causam incapacidade no trabalho, essa com certeza é uma das que encontra-se nos primeiros lugares da lista.

E como todo indivíduo em seu cotidiano acaba exercendo tarefas pesadas, com o tempo, sua região lombar acaba ficando sobrecarregada, causando bastante estresse e lesões na área. Por isso, a melhor maneira de prevenir e tratar isso, é fazendo uso da hidroterapia.

Por que a hidroterapia é tão eficaz?

Um estudo foi realizado, com dois grupos de pessoas, o primeiro grupo foi submetido a sessões de hidroterapia durante alguns dias, com duração média de 40 minutos por sessão. O segundo grupo foi submetido sob as mesmas circunstâncias, a sessões de exercícios, entretanto, em solo firme. Após o findar do estudo, constatou-se que o primeiro grupo teve uma melhora significativa em suas dores.

Isso ocorreu porque a fisioterapia aquática é uma vertente que usa efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são alcançados fazendo a imersão do paciente em piscinas aquecidas. Os efeitos térmicos que a água possui, promove de maneira progressiva o alívio da dor, além de bloquear alguns impulsos nervosos. O aumento da dopamina no organismo faz com que o metabolismo fique mais rápido, assim, a tensão muscular do indivíduo diminui de maneira exorbitante, levando ao relaxamento.

Além que dentro da água há o empuxo, por conta disso, nasce a possibilidade de trabalhar várias outras estruturas corporais que em solo raramente seriam trabalhadas, já que o impacto do paciente ao solo seria enorme, o que poderia causar mais lesões.

Portanto, a fisioterapia aquática de fato auxilia bastante na dor nas costas. Claro, quando feita com o auxílio de profissionais da área, caso ela seja realizada sem o acompanhamento necessário, pode ser que ocorra o agravamento da lesão do paciente.

Se você está procurando uma ótima Clínica de Fisioterapia especializada e de alta qualidade agende sua consulta na HidroFisio.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.