Finasterida 1 mgSe você já visitou um médico para receber dicas de como tratar sua calvície masculina, tenho certeza que lhe foi receitado o medicamento FINASTERIDA 1 Mg.
Esse remédio é sem dúvida o único medicamento que realmente funciona contra calvície.
Mesmo sabendo que a Finasterida funciona, muitos homens optam por não usar o medicamento e ficar careca devido a fama do remédio em prejudicar a desempenho sexual masculino, pois na bula da finasterida diz: “de 1% a 10% dos pacientes podem ter diminuição no desejo sexual e todos vão notar uma diminuição na quantidade de esperma produzida na ejaculação”.

Finasterida causa mesmo impotência?

Até hoje nunca foi provado que o finasterida realmente causa impotência no homem, já que o fabricante indica que apenas uma pequena porcentagem sofre dos efeitos colaterais negativos. O fabricante ainda afirma que caso o usuário sofra de algum efeito colateral, o problema é revertido parando de tomar o medicamento.
Em contrapartida, vários de ex-usuários do medicamento se uniram pela internet produzindo websites contra o uso da finasterida, afirmando que ela causa problemas sexuais graves e persistentes ao homem.

Estudos da Universidade Northwestern apontam risco no uso do medicamento

Um estudo feito professor Steven Belknap da Universidade Northwestern em Chicago, aponta que todos os testes clínicos publicados até o momento não fornecem informações suficiente sobre o gravidade dos efeitos colaterais da finasterida na sexualidade masculina.
“Nos últimos anos tem havido relatos de homens que desenvolvem problemas sexuais quando tomam finasterida para calvície e muitos especialistas dizem que isso não pode ser levado a sério porque testes clínicos foram feitos e eles mostraram que o medicamento é seguro. Porém há pouca informação realmente válida para dizer se essa droga é segura”, disse o dermatologista Steven Belknap.
De acordo com o cientista, informações básicas sobre os efeitos colaterais do fármaco não puderam ser obtidas nos estudos analisados. A ciência ainda não explica, por exemplo, por que alguns homens podem apresentar a disfunção e outros não, o motivo de, em alguns casos, os efeitos persistirem mesmo quando o uso do medicamento é interrompido, o quão comum é o aparecimento desses problemas ou qual sua severidade.
“Os cientistas que fizeram esses estudos sabiam ou deveriam saber que a disfunção sexual pode acometer alguns homens que tomam a finasterida. As pesquisas deveriam ter sido desenhadas para detectar esse efeito”, diz Belknap.
Ele acredita que as chances de novos e melhores testes serem feitos é pequena, uma vez que a droga já está no mercado e há pouco interesse comercial em testá-la. “Perdemos a oportunidade de aprender sobre o efeito tóxico dessa droga porque os testes não foram feitos ou reportados adequadamente”, completa.
A empresa farmacêutica Merck argumenta que “conduziu testes clínicos bem elaborados e apoia seus resultados, os quais foram enviados à FDA (agência americana que regula os medicamentos) e outras agências regulatórias do mundo”.

Comentários positivos e negativos de usuários da Finasterida

Comentários positivos

Milhares de homens em todo Brasil usam finasterida para queda de cabelo, a maioria deles não relata nenhum tipo de efeito colateral do medicamento, e apoia a tese de que homens com predisposição a impotência culpam o medicamento pelo problema.
Fóruns, blogs, e comunidades na internet contam com diversos comentários apoiando o uso da finasterida 1 mg e garantindo que não existem nenhum efeito colateral:

  • “Eu uso Finasterida a simplesmente 12 anos, não tive nenhum efeito colateral. Só o volume de esperma que diminuiu.”, afirma um usuário.
  • “Uso finasterida 1mg há cerca de 5 anos. Minha libido caiu bastante no primeiro mês, daí disseram que era normal no início e depois volta ao normal. Voltou ao normal, se não voltasse eu parava.”, comenta outro usuário.

Comentário negativos

Com o crescente use de finasterida em todo o mundo alguns homens passaram a relatar problemas sexuais persistentes mesmo após parar de usar o medicamento. Nem mesmo tratamentos de reposição hormonal conseguiram reverter o quadro. Com isso surgiu o termo síndrome pós finasterida para descrever os problemas sexuais dos ex-usuários do medicamento.
Em 2012, foi fundada nos Estados Unidos a Post-Finasteride Syndrome Foundation (Fundação da Síndrome Pós-Finasterida), com objetivo de ajudar a financiar pesquisas e tratamentos sobre a síndrome, além de promover a divulgação e conscientização pública sobre o problema.

Efeitos colaterais listados na Bula da Finasterida

Bula finasterida - Efeitos colaterais

  • Diminuição da libido ou problemas para obter ou manter uma ereção (entre 1% e 10% dos usuários);
  • Diminuição da quantidade de esperma liberada durante a relação sexual (0,1 a 1% dos usuários);
  • Reações incomuns: problemas de ereção que continuam após a descontinuação do tratamento; aumento do volume e da sensibilidade das mamas; reações de hipersensibilidade tais como erupção cutânea, prurido, urticária e angioedema (incluindo edema dos lábios, língua, garganta e da face), dor testicular, depressão, infertilidade masculina e/ou baixa qualidade do sêmen.

A empresa farmacêutica afirma na bula que todos os efeitos colaterais desapareceram nos homens que descontinuaram o tratamento e em muitos que mantiveram o tratamento.

Diferença da Finasterida 5 Mg e 1 Mg

A finasterida 5 Mg é usada para tratamento de câncer de próstata, que é o motivo original da criação do medicamento. A finasterida 1 Mg é a indica para calvície masculina. Homens que buscam reverter o efeito da calvície devem tomar cuidado para não tomar a dosagem errada.

Em quem acreditar? Usar ou não usar?

Como você percebeu, comentários positivos e negativos sobre a finasterida estão repletos pela internet. Neste momento não existe como provar que finasterida é segura, nem que ela realmente causa impotência. Pesquisas científicas são tão complexas quanto o corpo humano.
Você deverá tomar a decisão por conta própria se quer ou não tomar finasterida.

Para descontrair 😉

 

4.3/5 - (10 votes)

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.