Imagem por Andi Graf do Pixabay

Hoje em dia, a coisa mais comum que vemos no meio infantil é a migração das brincadeiras físicas para as virtuais. Em outras palavras, o mundo digital tem, de certa maneira, roubado o tempo de nossos pequenos e eles acabam se divertindo mais nas telinhas e na virtualidade. Claro, isso pode ser considerado um reflexo do ambiente familiar, visto nos pais.

Isso tem, é claro, um impacto na vida e na mente de todas as crianças que não é tão positivo asism. Para ajudar com isso, existem algumas alternativas e aqui iremos falar de uma delas. Como tirar a atenção das crianças das telinhas para poderem brincar também fora dela.

Os celulares são prejudiciais às crianças?

Para falarmos algo sobre o perigo das telinhas e do mundo virtual, pensemos com um pouquinho de história. Se com nossos pais e avós as brincadeiras eram marcadas pelo pé no chão, pela sujeira na terra e improviso para criar brinquedos e brincadeiras, com o surgimento da televisão a coisa muda um pouco de figura.

Vários de nós, ainda que tivéssemos na infância uma bola ou bicicleta, na grande maioria dos dias preferíamos acompanhar os programas que nos divertiam com brincadeiras de auditório, assim como os vários desenhos animados que marcaram parte de nossas vidas. Já nesse período cultivamos um apreço maior pela tela de TV que pelas bonecas feitas de milho ou carrinhos de madeira.

A partir do momento em que os telefones celulares foram evoluindo, as opções de entretenimento também aumentaram e agora podemos ter na altura das mãos um dispositivo com jogos de diversos tipos, muitos aplicativos legais e com perfis em várias redes sociais. Para resumir, as telinhas nos roubaram a atenção durante os nossos dias.

Devo controlar o uso do celular para as crianças?

A moderação é sempre muito positiva e, nesse caso, ajudará a criança a perceber que existem outras tantas opções para se divertir. E isso pode ser constatado pela quantidade de brinquedos, por exemplo, que tem surgido nos últimos tempos. Melhor ainda quando se encontra como na Toy Shopping, a preocupação de divertir e ajudar no desenvolvimento infantil.

Porém, há alguns pais que concordam em dar celulares, tablets e outros tantos aparelhos. A primeira avaliação que cada um deve fazer é se isso está sendo um benefício para a criança

ou mais para os pais, que por vezes querem apenas se livrar do barulho e das brincadeiras infantis.

Quais as melhores opções para substituir as telinhas?

Os aparelhos eletrônicos nos envolvem muito e, é claro, que para que algo tão legal possa ser trocado, é preciso oferecer algo tão bom quanto. Mas para onde correr? Uma ótima aposta que sugerimos são os brinquedos de personagens. Ou seja, é fazer com que as crianças ainda se lembrem do que viram nos desenhos que assistiram, mas saiam um pouco para a realidade.

Por exemplo, qual a criança que não é apaixonada por Dragon Ball Z? Ou então por toda a saga do Naruto? Então, imagine se elas tiverem a oportunidade de brincar com essas personagens e até criarem outras histórias.

No mundo de hoje, onde somos constantemente bombardeados com telas, é importante que as crianças passem um tempo longe de seus telefones celulares e outras telas. Os brinquedos educativos podem ajudar as crianças a aprender e crescer jogando jogos que as ensinam a contar, ler, soletrar e fazer matemática.

Os brinquedos educativos são uma ótima ferramenta para fazer as crianças aprenderem enquanto brincam. Eles geralmente são divertidos e envolventes, o que torna mais fácil para as crianças aprenderem. Os brinquedos educativos também podem ajudá-los a desenvolver habilidades sociais, criatividade e habilidades de resolução de problemas.

Um estudo mostrou que quando as crianças brincam com brinquedos educativos, elas passam mais tempo longe de seus celulares e tablets. Isso significa que quanto mais tempo eles passam em seus dispositivos, menos tempo eles têm para sua educação.

+++ Estudo confirma que brinquedo educativo incentiva criatividade e comunicação

Os jogos lúdicos fazem parte da educação desde o início. Os primeiros brinquedos foram usados pelos professores para tornar a aprendizagem mais agradável para as crianças. Outra opção muito legal são os brinquedos Montessori, que estimulam o desenvolvimento e a autonomia das crianças, dando a eles mais segurança e poder de escolha, na hora de tomar uma decisão importante.

Os brinquedos educativos são importantes por várias razões. Eles permitem que as crianças passem mais tempo longe de seus telefones celulares, o que é algo que os pais devem ficar felizes. Um estudo descobriu que crianças que brincam com brinquedos educativos também têm melhores notas na escola e notas mais altas em matemática e compreensão de leitura.

Gostou das dicas? Sinta-se convidado a compartilhar esse artigo com alguém que precisa ler isso. Assim, você ajuda mais papais e mamães que estejam passando por isso.

5/5 - (1 vote)

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.