Foto: Hans/Pixabay

Acidentes, lesões e imprevistos acontecem, especialmente para crianças em férias!

Portanto, é importante que toda mamãe e papai se prepare com antecedência com um kit de primeiros socorros, além disso, um bônus especial é participar de um Curso de Primeiros Socorros.

O kit sempre deve estar sempre em casa ou no carro, aonde quer que a família esteja. Pois você jamais saberá o momento que você irá usar.

Confira neste artigo como montar um kit de primeiros socorros completo.

Um kit de primeiros socorros completo

Um bom kit de primeiros socorros deve conter materiais para ajudar e permitir que os pais curem e tratem quaisquer feridas causadas por quedas, pancadas, etc.

Obviamente, se seu filho apresentar sangramento ou outras complicações, é melhor levá-lo a um serviço médico de emergência.

Leia abaixo algumas dicas sobre como ter um kit de primeiros socorros muito completo:

1 – Instrumentos que devem ter:

  • Tesoura
  • Termômetro
  • Pinça
  • Luvas

2 – Medicamentos:

  • Analgésico
  • Anti-inflamatório
  • Antitérmico
  • Antialérgico
  • Colírio

3 – Antissépticos:

  • Água oxigenada
  • Mercúrio (merthiolate)
  • Soro fisiológico
  • Solução iodada

4 – Curativos:

  • Esparadrapo
  • Algodão
  • Band-Aid
  • Gaze
  • Ataduras

5 – Outros:

  • Repelente de insetos
  • Cotonetes
  • Bolsa de água quente
  • Bolsa de água gelada

Como usar os itens

Abaixo confira dicas de como usar cada item.

Algodão e gaze

Esses itens ajudam a limpar a ferida, mas não devem ser usados ​​a seco. Por exemplo, o algodão deve ser embebido em solução salina ou qualquer outro desinfetante similar. Portanto, não adere à área lesada e é fácil de limpar.

A gaze tem sido muito utilizada para limpar esses arranhões ou feridas, justamente porque não afrouxa o fio. No entanto, é interessante que se molhe antes de usar.

Eles podem ser usados com o objetivo de cobrir feridas e evitar que tecidos profundos entrem em contato com microrganismos, como, por exemplo: ácaros, fungos, bactérias, etc.

Esparadrapo e fita

Existem materiais muito importantes para fazer curativos, como, por exemplo: fitas e esparadrapos de vários tamanhos devem ser colocados em seu kit de primeiros socorros.

O tipo de adesivo recomendado para uso em casa é a versão microporosa, que tem poros muito pequenos e permite que a pele respire.

Não importa o tipo de fita que você escolher, use apenas produtos feitos especificamente para curativos. Além de melhor adesão à pele, essas versões do método de teste também podem minimizar a chance de alergias e evitar hematomas e desconfortos.

Curativo tipo band-aid

Para feridas menores, como feridas superficiais, um curativo band-aid é recomendado. Eles são feitos de fita adesiva para permitir que a pele respire, evita infecções de feridas e evita a sujeira e o contato externo.

O ideal é que haja band-aids de tamanhos diferentes em casa, que podem ser usados ​​para feridas pequenas nos dedos ou em áreas maiores.

Termômetro

Para medir a temperatura com rapidez e precisão e identificar os casos de febre, é recomendável ter pelo menos um termômetro no kit de primeiros socorros.

Antes, a versão mais comum do termômetro era o mercúrio, mas a Anvisa proibiu essa opção em 2017 porque a substância é tóxica. Se você ainda tem um em casa, a recomendação da Anvisa é descartá-lo em local adequado, como local para coleta de pilhas.

Agora existem versão eletrônica, versão infravermelho e versão ecológica, não contêm plásticos ou substâncias nocivas ao meio ambiente.

Colírio

O colírio lubrificante pode reduzir a secura e a irritação ocular. É especialmente recomendado para pessoas que trabalham em frente ao computador ou usam lentes de contato.

Outro uso comum é para se livrar do desconforto causado por fatores externos, como areia e poeira.

Soro

A solução salina em seu kit de primeiros socorros tem várias funções, uma das quais foi mencionada acima. Outra função é limpar a ferida, não seja mesquinho neste aspecto: deve-se usar quantidade suficiente para que o local fique realmente limpo.

O soro também é muito indicado para a retirada de curativos, pois é normal que fiquem grudados e causem muita dor ao paciente após a retirada.

Os antissépticos podem matar microrganismos que podem estar na área lesada. Se não for aplicado, a chance de infecção é alta.

Luvas

As luvas são muito importantes no tratamento de qualquer tipo de ferimento. Pois, em um momento totalmente inesperado, nós não temos tempo para lavar as mãos e as luvas tem o objetivo de auxiliar a evitar a tocar em locais contaminados.

Luvas descartáveis ​​são preferíveis, pois não é recomendado o reaproveitamento desses materiais, caso contrário poderá causar infecção.

Tesoura

As tesouras também são itens muito úteis, e você pode usá-las para quase tudo: fita adesiva, curativos e até gaze. Idealmente, você deve limpá-lo com um desinfetante antes de usar.

Uma forma muito simples é pedir ajuda a um salão de beleza, por exemplo, porque esse tipo de instituição tem um forno para esterilizar pinças e outros materiais.

Pomada

Pomadas são importantes suprimentos de primeiros socorros, e uma ampla gama de opções é recomendada. Tente manter opções para queimaduras, micose, antibióticos e dores musculares.

Se você tem o desejo de aprender mais sobre primeiros socorros, indicamos que você faça Cursos Online da área. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.