Aprenda a cuidar da sua pele para mantê-la uniforme e bonita

A pele oleosa é uma realidade para muitas pessoas. Além da sensação de oleosidade em si, ainda há as espinhas e os cravos, conhecidos como acne. Mas, assim como qualquer outro tipo de pele, existem cuidados para que ela fique saudável e com uma boa aparência. Usar produtos específicos, como sabonetes, ácidos e gel hidratante com esqualano, pode ser um bom começo.

Uma das reclamações mais frequentes de quem tem a pele oleosa é o excesso de brilho no rosto. Muitas pessoas tendem a ficar com o rosto brilhando algumas horas depois de lavá-lo. Além disso, há também o fato de estarem constantemente com cravos e espinhas.

Mas tentar tirar a oleosidade lavando o rosto em excesso ou espremendo os comedões não é o melhor caminho. É preciso entender um pouco mais sobre essa pele e aplicar alguns truques para mantê-la sequinha sem perder o viço ou a saúde.

Hidratação: sua melhor amiga

Apesar de muitas pessoas terem medo da hidratação, por acharem que pode ser prejudicial e causar ainda mais oleosidade, é exatamente o oposto. Ela ajuda a promover uma melhora na textura da pele e auxilia nos demais tratamentos, pois aumenta a tolerância aos produtos, como os à base de ácidos.

Além disso, já existem no mercado opções de hidratantes que ajudam a controlar a oleosidade, com efeito matte, que disfarçam os poros, e até primers para usar antes da maquiagem.

A hidratação pode ser feita uma ou duas vezes por dia e, geralmente, com óleos, cremes e géis. Para quem tem a pele oleosa, a última opção é a ideal.

Cuidados diários: limpeza + esfoliação

Outro cuidado fundamental para quem tem a pele oleosa é investir na limpeza diária. Esse é um dos passos principais e, muitas vezes, com essa limpeza é possível ver uma melhora significativa.

É importante investir em bons produtos, considerando os que sejam compatíveis com seu tipo de pele. Muitas vezes, além de oleosa, a pele pode ser sensível, por isso, é preciso pensar em produtos que não irão agredi-la ou irritá-la.

A limpeza do rosto deve ser feita duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra antes de dormir. Além disso, a esfoliação também é um item fundamental. Ela ajuda a diminuir as células mortas e os cravos, suavizando o rosto.

Para quem tem tendência à acne, o indicado é fazer a esfoliação uma vez por semana ou quinzenalmente, usando produtos adequados ao tipo de pele.

Tratamento

Para pessoas com tendência à acne, muitas vezes somente a limpeza não é o suficiente. Por isso, é preciso fazer o tratamento com algum produto indicado pelo dermatologista, como os à base de ácido.

Os ativos vão ajudar a reduzir as inflamações e prevenir novas, tendo como resultado uma pele mais bonita e saudável. Além disso, vale investir também em vitamina C. Este ativo ajuda a controlar os poros e a oleosidade, além de diminuir as manchas e dar firmeza à pele.

Protetor solar diariamente

Este é um item fundamental, mas muitas pessoas esquecem de incluir na rotina. Atualmente, existem no mercado diversas opções com ativos que ajudam a controlar a oleosidade e diminuir a produção de sebo, além de matificar a pele.

Isso tudo somado à proteção contra os raios solares UVA e UVB, o que fará toda a diferença no cuidado e na saúde da pele, principalmente a longo prazo.

Lembrando que os cuidados com a pele devem ser pensados e indicados por um médico especialista, como um dermatologista. Ele escolherá os produtos mais eficientes para o seu tipo de pele, para que você cuide dela sem correr riscos.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.