Talvez você não saiba, mas os benefícios do chá de Capim Santo vão muito mais além de um mero relaxante, ajuda desde o combate a leves dores intestinais ao tratamento do câncer. Utópico? Talvez, mas você irá ver neste artigo o quão poderosa essa planta é!

Quais são os benefícios do Chá de Capim Santo?

Difícil é citá-los, visto que são mais de dezenas, entretanto, existem aqueles que são o filé mignon e acabam por atrair não apenas as tiazinhas que adoram chá, mas sim, uma grande variedade de público.

Com informações do site Tua Saúde, vamos ao que interessa e saiba todos os detalhes sobre o famoso Chá de Capim Santo.

Perda de peso

Sem sombra de dúvidas é o benefício queridinho de todos. Em razão de seus ativos diuréticos, o chá de Capim Santo acaba por promover a completa eliminação do líquido em excesso e o inchaço corporal.

Resultando na eliminação dos líquidos e demais substâncias prejudiciais ao organismo, melhorando a saúde e os sintomas da obesidade – isto é, entrelaçado com uma reeducação alimentar.

Em razão disso, torna-se um excelente complemento em dietas controladas, e torna-se um dos ativos mais buscados pelos consumidores.

Alívio de dores

Tal como algumas ervas citadas nos chás para plantar em casa, o Capim Santo acaba por diminuir algumas dores, em razão das suas propriedades analgésicas e compostos bioativos.

Dentro dele contém substâncias ativas; tal como citral e mirceno. Ajudando no combate a dores muscular, de cabeça, barriga e até mesmo reumatismo.

Pressão arterial

Por ser um problema comum a partir de determinada idade, o chá de Capim Santo acaba por auxiliar no controle da pressão arterial, e com isso, elimina o sódio em excesso na urina, e assim, ajuda no controle da pressão arterial.

Bem como os compostos analgésicos, anti-inflamatórios e antioxidantes presentes no chá, o mesmo acaba por auxiliar na desinflamação e resulta no relaxamento das veias e artérias; consequentemente há uma melhora no fluxo sanguíneo

Prevenção do câncer

Sendo um dos chás naturais mais usados ao combate do câncer, visto que é uma folha riquíssima em antioxidantes, na qual auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

Desse modo, acaba prevenindo o surgimento das células cancerígenas e por si só acaba por diminuir o desenvolvimento dos tumores.

Problemas psicológicos

E no século das doenças psicossomáticas, o chá de Capim Santo é um forte combatente há alguns distúrbios psicológicos, dentre eles ansiedade, nervosismo e até mesmo depressão.

Não somente isso, os efeitos calmante do chá acabam por combater a insônia e a insuficiência hormonal, tal como o cortisol.

Qualquer pessoa pode tomar?

Embora seja um chá e possua inúmeros benefícios, há alguns tipos de pessoas que não podem tomar o chá de Capim Santo, em razão de suas propriedades que muita das vezes vão contra alguns princípios do organismo do consumidor.

Será que você faz parte desse seleto grupo de pessoas? Bom, mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem tomar o chá de Capim Santo.

Além disso, os diabéticos têm que ter cuidado com a quantidade de açúcar usado no preparo do chá, visto que ele por si só já é recheado de glicose.

Quais são os efeitos colaterais?

Muitos são eles, entretanto, alguns deles são até almejados pelos seus consumidores. Sendo ele o relaxamento do corpo e a sonolência, bastante usado para se ter noites tranquilas e calmas de sono.

Ademais, há aqueles benefícios não tão desejados assim, tal como a pressão baixa, desmaios, fraqueza e até mesmo enjoos.

Por ser um chá bastante forte, não é indicado que crianças tomem muitas doses do mesmo; entretanto, seus benefícios superam os vários efeitos colaterais presentes no mesmo.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.