Você adora ingerir essa bebida, especialmente para se refrescar nos dias mais quentes? Veja os impactos positivos que ela pode ter em seu organismo

Foto por wirestock – br.freepik.com

A água é o líquido mais importante para manter a saúde do organismo, o qual é feito de, em média, 70% de água. Além de hidratar o organismo, ela é responsável por levar diversos nutrientes até as células, como sais minerais e oxigênio, e também carregar substâncias tóxicas para fora do corpo, a partir da urina e do suor.

É difícil encontrar alguém que não reconheça os benefícios da água mineral. Contudo, muita gente ainda desconhece os impactos da água tônica para o nosso corpo. Essa bebida é feita de três ingredientes: açúcar, soda e quinina (substância extraída de uma árvore comum na região amazônica).

Você adora o famoso gim tônica, drink preparado a partir de gim e água tônica? Então veja as propriedades deste segundo ingrediente e por que ele pode ser mais comum na sua dieta!

Melhor digestão

Um dos benefícios mais conhecidos provocados pela água tônica é a melhoria no processo de digestão. Esse benefício é provocado pela quinina, que estimula a produção de saliva, a qual contém substâncias necessárias para a digestão e para a nossa saúde bucal. A quinina possui um toque levemente amargo, o que confere o sabor único da água tônica.

A água tônica também acaba facilitando a ação de glândulas gástricas, o que gera um grande alívio em caso de náuseas, queimação e quaisquer outras sensações desagradáveis na região do estômago.

Cicatrizante e desintoxicante

A quinina também tem ação antioxidante no organismo, retardando o envelhecimento celular e favorecendo a cicatrização, já que neutraliza radicais livres que oxidam as células.

Além disso, quando está na água tônica, a quinina também regenera a pele, reduz rugas e acne, melhora a circulação do sangue, melhora a saúde do cabelo e potencializa processos anti-inflamatórios.

Outra enorme vantagem de consumir água tônica é que ela ajuda a carregar substâncias tóxicas para fora do seu corpo e a eliminar substâncias como conservantes e corantes.

A água tônica é ainda mais consumida no verão, já que confere uma sensação de refrescância e leveza. Contudo, como qualquer outra bebida, deve ser consumida com moderação.

Drinks

A água tônica é uma bebida estratégica na hora de preparar drinks, especialmente nas noitadas em que a temperatura está mais quente. O mais famoso deles é o gim tônica, que mistura tônica, gim e limão. Há quem goste de inovar e insira outros vegetais na combinação, como pepino e gengibre.

Mas existem outras opções de drinks. Um deles é para os amantes de vinho: basta misturar uma lata de água tônica com meia xícara de vinho do Porto gelado. Finalize adicionando um pequeno ramo de hortelã ou uma fatia de limão, o que deixa o drink estiloso e com um sabor especial.

Quem gosta da boa e velha cachaça pode preparar uma mistura deliciosa com ela, água tônica e uma fruta de sua preferência. Uma das mais usadas é o maracujá, que possui um gosto delicioso e tem efeito calmante.

Misture 30 ml da bebida alcoólica, uma polpa de maracujá, uma lata de água tônica e uma colher de sopa de açúcar, finalizando com gelo a gosto e algumas folhas de manjericão. Além de bonito e saboroso, esse toque deixa o drink com um aroma delicioso!

A água tônica é altamente apreciada por trazer a sensação de leveza, porém é importante consumi-la moderadamente, já que possui açúcar em sua composição. Pessoas com quadros de hipoglicemia devem ter ainda mais cautela, pois a quinina pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, intensificando este quadro.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.