Suplementos para Emagrecer Funcionam?

DESCUBRA MITOS E VERDADES SOBRE ESSE TIPO DE SUPLEMENTO ALIMENTAR


Barriga Chapada com Suplementos para EmagrecerSuplementos alimentares para emagrecer funcionam? A resposta é: depende. Quando precisamos emagrecer, queremos eliminar gordura, aquele excesso de peso que faz mal à saúde. Músculos também pesam, e aliás, pesam mais do que gordura, e na expectativa de ver o ponteiro descer na balança, muita gente busca substâncias emagrecedoras sem refletir um pouco sobre os benefícios e possíveis riscos da administração destes compostos.

Nesse artigo quero tirar de vez as suas dúvidas sobre o assunto, mas antes vamos a uma rápida explicação sobre essas substâncias:

O que são substâncias emagredecoras?

Suplementos para Emagrecer

Existem diferentes substâncias emagrecedoras e que agem de diferentes formas no organismo. Algumas substâncias agem diretamente no sistema nervoso central, como anfetaminas (femproporex, mazindol e anfepramona) e outros compostos como a sibutramina. Todas estas substâncias são medicamentos que devem ser prescritos e ter o uso acompanhado por um médico endocrinologista. Além dos medicamentos, existem também os chamados termogênicos, e ai sim estamos falando de um suplemento alimentar que pode ser indicado por um médico ou nutricionista.

O que são suplementos termogênicos?

Suplementos termogênicos em geral possuem em sua composição extratos ou substâncias concentradas de alimentos naturais como a cafeína, ginseng, guaraná, óleo de coco, etc.

Em teoria, estes compostos possuem propriedades que elevam a temperatura corpórea, acelerando assim o metabolismo e induzindo uma maior necessidade energética, o que promove uma maior queima de gordura. O problema é que estudos acerca do assunto são controversos e inconclusivos.

Ao mesmo tempo que existem indícios que tais substâncias podem promover este efeito termogênico, há também evidências de que as quantidades disponíveis nos suplementos seriam insuficientes para provocar tamanha mudança no metabolismo. Por outro lado, conforme os estudos avançam na busca por quantidades que tornem tais substâncias efetivas, os efeitos colaterais começam a se sobressair, tornando a ingestão de grandes quantidades destes componentes altamente perigoso.

Quais os riscos associados à suplementos termogênicos?

Entre os riscos de efeitos colaterais do uso de termogênicos estão a hipertensão arterial, arritmia cardíaca, taquicardia e, em alguns casos, até resistência à insulina. É para evitar tais efeitos colaterais que os suplementos disponíveis no mercado são constituídos de baixas quantidades destes compostos, e que o aumento da ingestão de dose diária dos mesmos deve ser evitada.

Afinal, vale a pena investir em suplementos termogênicos?

Apesar do cenário desanimador, para aquelas pessoas que praticam atividades físicas regularmente (por exemplo, os praticantes do queima de 48 horas), o uso de termogênicos pode deixá-las mais bem dispostas e fazer com que a queima calórica seja mais eficiente.

Uma alimentação balanceada rica em alimentos naturalmente termogênicos (pimentas, chá verde, gengibre, canela, alimentos ricos em Ômega3, etc.) podem ser suficientes para promover essa melhoria no bem estar e disposição. Mas, por questões de praticidade, suplementos termogênicos podem ajudar pessoas ativas na ingestão de compostos benéficos para a saúde. O segredo, como sempre está em buscar um equilíbrio e sempre que surgir alguma dúvida, buscar a orientação de especialistas.

Alerta

Caso você tenha hipertensão arterial ou doenças coronarianas, ou mesmo que você tenha histórico na família, é sempre indicado buscar a orientação médica antes de fazer uso de qualquer medicação que possa influenciar estes mecanismos do corpo. Um descuido e a má administração de substâncias podem agravar uma doença pré-existente ou antecipar o surgimento de uma patologia. Lembre-se: saúde em primeiro lugar!

Suplementos para Emagrecer Funcionam?
5 (100%) 2 votes

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*